Intervenção em Psicologia

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Ana Guimarães Martins
19 de Agosto de 2022
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Todos temos emoções e todos sabemos identificá-las, no entanto só um psicólogo pode ajudar quando não as conseguimos arrumar no seu devido lugar.

Sabe para que serve cada uma das emoções? Sabia que todas as emoções são saudáveis e necessárias para a nossa sobrevivência? Sabia que a emoção é a voz dos pensamentos? A psicologia actua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico da mente humana.

Crianças sozinha

Neste artigo procuramos ajudar a entender melhor algumas da problemáticas mais comuns em crianças, a desmistificar alguns tópicos, e a identificar alguns sinais de alerta para que possamos perceber melhor porque as crianças se comportam como comportam em determinados contextos.

Comecemos por organizar estas problemáticas em 6 grandes áreas:


Ansiedade

A preocupação é comum a todos os indivíduos. Os medos têm um efeito protetor contra os perigos, e sem eles correríamos muitos riscos.

A maior parte das crianças passa por períodos em que sentem muitos medos e receios que são normais e expectáveis. Por exemplo: o medo do escuro ou de monstros imaginários são medos normais e desaparecem com o avançar da idade.

Os medos mais comuns na infância são:

🗒  Nota para os pais:

Os medos das crianças são reais, ainda que os monstros não sejam. Desacreditá-los e desvaloriza-los só fará que o seu filho deixe de compartilhar o medo com os pais e passe a sentir vergonha e a sentir que é fraco por sentir medo.

Existem dois tipos de ansiedade:

Ansiedade normal

A ansiedade normal, como são exemplos a preocupação com um acontecimento específico, um prazo profissional, um exame escolar ou uma consulta médica. Apesar de desagradável, não causa sofrimento significativo. Este ti

Ansiedade patológica

Caracterizada por uma preocupação constante, crónica e infundada, que causa sofrimento significativo e que interfere com o trabalho, escola, família ou atividades sociais. A tensão muscular e vigilância em preparação para um futuro perigo e comportamentos de alerta ou fuga são comportamentos verificados na ansiedade patológica. Esta ansiedade é desadaptativa uma vez que causa sofrimento e angústia.

➡️  Mutismo seletivo

O mutismo seletivo é caracterizado por um fracasso persistente para falar em situações sociais específicas, nas quais existe a expetativa para tal, como por exemplo, na escola, apesar de por vezes a criança falar noutras situações. Estas crianças não iniciam a conversa ou respondem reciprocamente quando os outros falam com elas.

Falam em casa na presença de membros da família, mas com frequência não o fazem nem mesmo diante de amigos próximos ou familiares de segundo grau, como avós ou primos. Muitas vezes recusam-se a falar na escola.

➡️  Fobias

Nestes casos, a ansiedade não é generalizada nem é permanente, mas manifesta-se em situações particulares que a fazem ocorrer.

Fobia, do Grego phobos, significa medo, horror. E as pessoas aqui não sentem uma inquietude particular, mas sim uma angústia quando confrontadas com uma situação que desencadeia o medo.

É um medo, suscitado pela presença de um objeto, ou de uma situação, ou de uma pessoa, que não representam nenhum perigo real, mas que provoca angústia ou mesmo um terror paralisante, e que é reconhecido como uma reação anormal. Geralmente, a pessoa fóbica, vai tentar fazer desaparecer esse efeito por meio de estratégias defensivas, como por exemplo, a fuga para a frente ou o evitamento.

Existem várias fobias, mas as mais vulgares são:

➡️  Ansiedade de separação

É uma ansiedade excessiva ao estar longe de casa ou ao separar-se das pessoas a que a criança está ligada. A criança sofre em excesso e de forma recorrente sempre que se prevê ou ocorre o afastamento de casa e das figuras de vinculação.

❗ Sinais de alerta na Ansiedade de Separação

Esteja particularmente atento ao seguinte:


Depressão

A depressão é um sentimento de tristeza e/ou diminuição do interesse ou prazer em realizar atividades, que antes eram prazerosas. Torna-se uma perturbação quando é suficientemente intensa a ponto de afetar o desempenho de funções.

É possível que surja depois de uma perda recente ou de outro acontecimento triste, mas é desproporcional em relação ao acontecimento e prolonga-se por mais tempo do que seria normal.

❗ Sinais de alerta na Depressão

Esteja particularmente atento ao seguinte:


Desenvolvimento

O desenvolvimento refere-se às mudanças qualitativas, tais como a aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas, progressivamente mais complexas, e com uma habilidade cada vez maior.

➡️  Autismo

O termo “Perturbações do Espectro do Autismo” refere-se a uma condição clínica de alterações cognitivas, linguísticas e neurocomportamentais, pretendendo caracterizar o facto de que, mais do que um conjunto fixo de características, esta parece manifestar-se através de várias combinações possíveis de sintomas num contínuo de gravidade de maior ou menor intensidade.

Refere-se ao conjunto de perturbações do comportamento e desenvolvimento neuronal, com etiologia bastante heterogénea e, em parte desconhecida, caracterizados por desvios em duas dimensões comportamentais: na comunicação social e nos comportamentos repetitivos e estereotipados, mais especificamente:

❗ Sinais de alerta no Autismo

A Presença de sinais de alerta NÃO é sinónimo da existência de um diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo, e é importante que se procure um profissional para que a criança seja avaliada.

Para saber mais sobre autismo poderá pedir informações acerca da nossa formação onde explicamos melhor o autismo e várias estratégias de intervenção.

➡️  Incapacidade Intelectual - Perturbação do Desenvolvimento Intelectual

A incapacidade intectual é uma perturbação que ocorre durante o período de desenvolvimento e que inclui défices de funcionamento intelectual e adaptativo nos domínios conceptual, social e prático.

❗ Sinais de alerta na Incapacidade Intelectual

Esteja particularmente atento ao seguinte:

➡️  Dislexia

A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica de origem neurológica. É caraterizada por uma dificuldade na correção/fluência da leitura e uma fraca componente ortográfica. Estas dificuldades resultam de um défice na componente fonológica da linguagem. A componente fonológica é a capacidade de descodificar as letras impressas (grafemas) aos sons correspondentes (fonemas).

Logo, a criança com dislexia vai ter dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.

❗ Sinais de alerta na Dislexia

Esteja particularmente atento ao seguinte:

Para saber mais sobre Dislexia poderá inscrever-se na nossa formação onde abordamos as várias Perturbações de Dificuldades (Dislexia, Discalculia, Disortografia e Disgrafia).


Comportamento

É a expressão corporal e motora de tudo o que se passa no nosso mundo interior, e é uma forma de comunicar. Na criança, é a principal forma de comunicar e de se expressar.

➡️  Perturbação de Conduta

Trata-se de uma perturbação disruptiva que implica um grande número de comportamentos problemáticos e atividades antissociais. Crianças e adolescentes com esta perturbação apresentam agressividade para com os outros e destroem voluntariamente bens, roubam e/ou mentem.

❗ Sinais de alerta na Perturbação de Conduta

Esteja particularmente atento ao seguinte:

➡️  Perturbação de Oposição e Desafio

Caracteriza-se por um padrão recorrente de comportamento negativista, hostil e desafiante, que interfere com o desempenho familiar, escolar ou social das crianças e adolescentes.

❗ Sinais de alerta na Perturbação de Oposição e Desafio

Os sinais de alerta devem durar, pelo menos, seis meses e caracteriza-se pela ocorrência frequente de quatro ou mais dos seguintes comportamentos:

➡️  Bullying

O Bullying é um termo em inglês que significa agressão, violência física ou psicológica por parte de um ou mais colegas sobre outro colega ou grupo de colegas.

Estas ameaças e agressões ocorrem de propósito e, geralmente, o agressor é maior e mais forte do que a criança agredida. O bullying não é uma luta de crianças nem somente uma provocação - é mais do que isso porque a criança que é vítima não se consegue defender e sente-se assustada e sozinha.

Considera-se uma agressão quando alguém intencionalmente causa, ou tenta causar, danos ou mal-estar a outra pessoa. Esta agressão pode ser:

Bullying: Sinais de alerta na vítima

Bullying: Sinais de alerta no agressor

🗒  Nota para os pais:

Tanto a vítima como o agressor precisam de ajuda.

A vítima apresenta distorções cognitivas que precisam de ser restruturadas como por exemplo “Isto só me acontece a mim”, e o agressor na maioria das vezes apresenta distorções cognitivas de minimização “Que exagero, eu só o empurrei não doeu assim tanto, que mariquinhas”.

🎓   Formação:

Para saber mais sobre bullying poderá pedir informações acerca das nossas formações sobre bullying.

Intervimos junto das crianças, com estratégias, tanto para as vítimas, como para ajudar os agressores. Também realizamos formações para pais para que melhor consigam identificar se o seu filho poderá estar a sofrer de bullying — ou a ser um agressor — com várias estratégias de intervenção para ambos os casos.


Perturbações Alimentares

Hoje em dia devido às redes sociais, assistimos a um fenómeno que é importante estarmos atentos, principalmente nas jovens adolescentes, embora esta problemática possa afetar também os rapazes.

Este fenómeno diz que "magreza é sinonimo de sucesso" e que basta sermos magras para obtermos o que queremos. Esta ideia, apesar de parecer absurda — que o é —, é infelizmente a realidade que hoje em dia vivemos. Numa visita rápida pelas redes sociais, percebemos que se privilegia a magreza em prol de outros valores bem mais importantes.

Como identificar?

Manifesta-se por uma preocupação extrema e frequente com o peso e com a forma corporal, onde o indivíduo avalia constantemente estas duas variáveis. É recorrente a presença de insatisfação com o corpo e uma preocupação excessiva, intensa e frequente com os alimentos, calorias e nutrição. Isto leva a uma seleção obsessiva e excessiva de alimentos com baixas calorias.

Isto leva à implementação de rotinas diárias rígidas e pouco flexíveis em relação à ingestão alimentar e/ou na prática de exercício físico. Observa-se a divisão dos alimentos em pedaços muito pequenos, que são ingeridos um a um, e espalhados de forma organizada no prato, e onde por vezes acabam por nem ser ingeridos.

Existe um medo intenso e incontrolável de “estar gordo/a” ou de engordar.

❗ Sinais de alerta nas Perturbações Alimentares

Esteja particularmente atento ao seguinte:


Eliminação

➡️  Enurese

Conhecido como “xixi na cama”, este comportamento pode, ou não, ser propositado, sendo que o diagnóstico é efetuado a crianças maiores de 5 anos.

Pode ser de 3 tipos:

❗ Sinais de alerta na Enurese

Esteja particularmente atento ao seguinte:

➡️  Encoprese

É um distúrbio de evacuação, voluntário ou involuntário, das fezes. Os episódios ocorrem mais do que uma vez por mês, em crianças com mais de 4 anos de idade.

❗ Sinais de alerta na Encoprese

Esteja particularmente atento ao seguinte:

🗒  Nota para os pais:

Nalguns casos de encoprese, a criança faz com intenção de manipular os outros, ou como forma de oposição. Procure ajuda!


Terapias Especializadas em Contexto Escolar

A intervenção produz melhores resultados quando técnicos, pais e escola trabalham de forma integrada.

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As nossas terapeutas

Equipa de Psicologia

Diretora Clínica

Ana Martins

É psicóloga por amor, e tornou-se psicóloga para poder ajudar o Outro. É por este amor e esta dedicação à psicologia, assim como pela necessidade de ajudar, de ser um ombro amigo, de estar sempre disponível — e por ter encontrado quem a partilhe — que surge a Exclusiva•mente.

Psicóloga

Joana Gonçalves

O que a motivou a ser Psicóloga foi o gosto pela mente e comportamento humano, pela vontade de ajudar os outros a encontrar o melhor de si e a descobrir as suas capacidades e pontencialidades, para se tornarem seres capazes e com ferramentas para um desenvolvimento saudável e positivo.

Psicóloga

Francisca Duarte

Soube desde muito nova que queria ser Psicóloga e teve a certeza que era a sua vocação durante a faculdade. Empatia, amor, respeito e solidariedade são conceitos-chave na sua vida.

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