Intervenção em Psicologia
AM
Ana Guimarães Martins
19 de Agosto de 2022
Todos temos emoções e todos sabemos identificá-las, no entanto só um psicólogo pode ajudar quando não as conseguimos arrumar no seu devido lugar.
Sabe para que serve cada uma das emoções? Sabia que todas as emoções são saudáveis e necessárias para a nossa sobrevivência? Sabia que a emoção é a voz dos pensamentos? A psicologia actua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico da mente humana.
Neste artigo procuramos ajudar a entender melhor algumas da problemáticas mais comuns em crianças, a desmistificar alguns tópicos, e a identificar alguns sinais de alerta para que possamos perceber melhor porque as crianças se comportam como comportam em determinados contextos.
Comecemos por organizar estas problemáticas em 6 grandes áreas:
A preocupação é comum a todos os indivíduos. Os medos têm um efeito protetor contra os perigos, e sem eles correríamos muitos riscos.
A maior parte das crianças passa por períodos em que sentem muitos medos e receios que são normais e expectáveis. Por exemplo: o medo do escuro ou de monstros imaginários são medos normais e desaparecem com o avançar da idade.
Os medos mais comuns na infância são:
- Dos 9 meses aos 2 anos: Medo de separação da figura de vinculação;
- Dos 2 aos 4 anos: Medo de animais, do escuro, e de monstros imaginários;
- Dos 4 aos 6 anos: Medo de fantasmas, sons à noite (à medida que a capacidade de imaginação se desenvolve);
- Depois dos 6 anos: Medo de se magoar, acidentes naturais, morte;
- Adolescência: Medo de não ser aceite.
🗒 Nota para os pais:
Os medos das crianças são reais, ainda que os monstros não sejam. Desacreditá-los e desvaloriza-los só fará que o seu filho deixe de compartilhar o medo com os pais e passe a sentir vergonha e a sentir que é fraco por sentir medo.
Existem dois tipos de ansiedade:
Ansiedade normal
A ansiedade normal, como são exemplos a preocupação com um acontecimento específico, um prazo profissional, um exame escolar ou uma consulta médica. Apesar de desagradável, não causa sofrimento significativo. Este ti
Ansiedade patológica
Caracterizada por uma preocupação constante, crónica e infundada, que causa sofrimento significativo e que interfere com o trabalho, escola, família ou atividades sociais. A tensão muscular e vigilância em preparação para um futuro perigo e comportamentos de alerta ou fuga são comportamentos verificados na ansiedade patológica. Esta ansiedade é desadaptativa uma vez que causa sofrimento e angústia.
➡️ Mutismo seletivo
O mutismo seletivo é caracterizado por um fracasso persistente para falar em situações sociais específicas, nas quais existe a expetativa para tal, como por exemplo, na escola, apesar de por vezes a criança falar noutras situações. Estas crianças não iniciam a conversa ou respondem reciprocamente quando os outros falam com elas.
Falam em casa na presença de membros da família, mas com frequência não o fazem nem mesmo diante de amigos próximos ou familiares de segundo grau, como avós ou primos. Muitas vezes recusam-se a falar na escola.
➡️ Fobias
Nestes casos, a ansiedade não é generalizada nem é permanente, mas manifesta-se em situações particulares que a fazem ocorrer.
Fobia, do Grego phobos, significa medo, horror. E as pessoas aqui não sentem uma inquietude particular, mas sim uma angústia quando confrontadas com uma situação que desencadeia o medo.
É um medo, suscitado pela presença de um objeto, ou de uma situação, ou de uma pessoa, que não representam nenhum perigo real, mas que provoca angústia ou mesmo um terror paralisante, e que é reconhecido como uma reação anormal. Geralmente, a pessoa fóbica, vai tentar fazer desaparecer esse efeito por meio de estratégias defensivas, como por exemplo, a fuga para a frente ou o evitamento.
Existem várias fobias, mas as mais vulgares são:
- a agorafobia (fobia dos espaços abertos);
- a claustrofobia (fobia dos espaços fechados);
- a hipocondria (medo das doenças);
- as vertigens (fobia das alturas);
- fobias sociais (medo de ser ridicularizado pelos outros, incapacidade ou inadpatabilidade nas interações sociais);
- fobias de animais (ex.: aracnofobia – medo de aranhas – e outras fobias de animais – ratos, pássaros, serpentes, etc.);
- fobia de falar em público;
- timidez anormal nas relações pessoais; e
- outras fobias específicas, como por exemplo, fobia de objectos, facas, canetas, vidro, etc.
➡️ Ansiedade de separação
É uma ansiedade excessiva ao estar longe de casa ou ao separar-se das pessoas a que a criança está ligada. A criança sofre em excesso e de forma recorrente sempre que se prevê ou ocorre o afastamento de casa e das figuras de vinculação.
❗ Sinais de alerta na Ansiedade de Separação
Esteja particularmente atento ao seguinte:
- Queixas somáticas (cefaleias, dores de barriga, náuseas ou vómitos)
- Recusa em ir para a escola ou para outro lugar devido ao medo de separação
- Recusa em ir dormir fora sem estar próximo das figuras de vinculação
- Pesadelos repetidos sobre o tema separação Sintomas cardiovasculares como palpitações, tonturas e sensação de desmaio são raros em crianças, mas podem ocorrer em adolescentes
- As crianças podem ainda apresentar retraimento social, apatia, tristeza, raiva (por vezes, agressão em relação a quem está a forçar a separação) ou dificuldade de concentração na escola ou nas brincadeiras. Dependendo da idade, as crianças podem ter medo de animais, monstros, escuro, assaltos, ladrões, sequestros, acidentes de carro, viagens de avião e de outras situações que lhes dão a perceção de perigo à família ou a eles próprios
- Durante a noite e sozinhas no escuro, as crianças podem relatar experiências percecionais incomuns (por exemplo, ver pessoas a espreitar no quarto, criaturas assustadoras tentando agarrá-las, sentir que estão a ser observadas)
A depressão é um sentimento de tristeza e/ou diminuição do interesse ou prazer em realizar atividades, que antes eram prazerosas. Torna-se uma perturbação quando é suficientemente intensa a ponto de afetar o desempenho de funções.
É possível que surja depois de uma perda recente ou de outro acontecimento triste, mas é desproporcional em relação ao acontecimento e prolonga-se por mais tempo do que seria normal.
❗ Sinais de alerta na Depressão
Esteja particularmente atento ao seguinte:
- Humor depressivo durante a maior parte do dia, quase todos os dias (triste, vazio, choroso). Nas crianças e adolescentes o humor pode ser irritável
- Diminuição clara do interesse ou prazer em todas, ou quase todas, as actividades durante a maior parte do dia, quase todos os dias (por relato subjectivo ou descrição dos outros)
- Perda ou aumento de peso, diminuição ou aumento do apetite. Em crianças, considerar o não atingimento dos aumentos esperados de peso
- Insónia ou hipersónia quase todos os dias
- Agitação ou inibição psicomotora quase todos os dias (observável por outros)
- Fadiga ou perda de energia quase todos os dias
- Humor depressivo durante a maior parte do dia
- Sente-se de desvalorizado o ou culpa-se excessiva ou inapropriadamente quase todos os dias
- Apresenta diminuição da capacidade de pensamento ou concentração, ou indecisão, quase todos os dias (por relato do próprio ou por observação dos outros)
- Tem pensamentos recorrentes acerca da morte (não somente acerca do medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico ou uma tentativa de suicídio, ou um plano específico para cometer suicídio
O desenvolvimento refere-se às mudanças qualitativas, tais como a aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem
à criança realizar coisas novas, progressivamente mais complexas, e com uma habilidade cada vez maior.
➡️ Autismo
O termo “Perturbações do Espectro do Autismo” refere-se a uma condição clínica de alterações cognitivas, linguísticas e neurocomportamentais, pretendendo caracterizar o facto de que, mais do que um conjunto fixo de características, esta parece manifestar-se através de várias combinações possíveis de sintomas num contínuo de gravidade de maior ou menor intensidade.
Refere-se ao conjunto de perturbações do comportamento e desenvolvimento neuronal, com etiologia bastante heterogénea e, em parte desconhecida, caracterizados por desvios em duas dimensões comportamentais: na comunicação social e nos comportamentos repetitivos e estereotipados, mais especificamente:
- Na comunicação e na interação associadas a dificuldades em utilizar a imaginação, em aceitar alterações de rotinas e à exibição de comportamentos estereotipados e restritos
- Estas perturbações implicam um défice na flexibilidade de pensamento e uma especificidade no modo de aprender que comprometem, em particular, o contacto e a comunicação do indivíduo com o meio.
- Caracteriza-se por dificuldades a nível do desenvolvimento social e comunicativo, acompanhado por padrões estereotipados de comportamentos e interesses.
❗ Sinais de alerta no Autismo
A Presença de sinais de alerta NÃO é sinónimo da existência de um diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo, e é importante que se procure um profissional para que a criança seja avaliada.
- Não olhar nos olhos
- Não responder quando alguém o chama pelo nome
- Não apresentar o movimento antecipatório (colo)
- Não se relacionar / isolar-se
- Recusar o contacto físico (bebés hipertónicos não se aconchegam no colo)
- Não usar gestos: apontar, adeus
- Dificuldade em imitar
- Não brincar a jogos interativos (por exemplo o jogo do “cucu”)
- Não compartilhar um foco de atenção com outra pessoa
- Não vocalizar
- Emitir vocalizações pouco diferenciadas
- Produzir vocalizações atípicas
- Não se comprometer quando se fala com ele
- Dificuldades em manter o diálogo
- Incapacidade de fazer perguntas, explicar um tema, clarificar as coisas, mudanças súbitas de tópico de conversa
- Parecer “surdo”
- Levar o adulto pela mão e não fazer pedidos verbalmente
- Usar uma linguagem idiossincrática
- Repetir o que lhe dizem (ecolalia)
- Fazer birras excessivas
- Alinhar, empilhar, rodar objetos de forma compulsiva e repetitiva (comportamentos obsessivos)
- Ter dificuldade em brincar com brinquedos novos e diferentes (restrições)
- Apresentar dificuldades de adaptação a novas situações
- Ter movimentos repetitivos; estereotipias: andar em bicos dos pés, balancear, rodopiar, flapping (agitar as mãos), saltinhos, girar objetos
- Dificuldades ao nível do desenvolvimento da motricidade fina
- Dificuldades ao nível do desenho livre e/ou cópia
Para saber mais sobre autismo poderá pedir informações acerca da nossa formação onde explicamos melhor o autismo e várias estratégias de intervenção.
➡️ Incapacidade Intelectual - Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
A incapacidade intectual é uma perturbação que ocorre durante o período de desenvolvimento e que inclui défices de funcionamento intelectual e adaptativo nos domínios conceptual, social e prático.
❗ Sinais de alerta na Incapacidade Intelectual
Esteja particularmente atento ao seguinte:
- Dificuldades escolares e académicas
- Dificuldades na abordagem concreta dos problemas
- Dificuldades no pensamento abstrato
- Défices nas Funções executivas (flexibilidade, planeamento, entre outras)
- Défice na memória a curto prazo
- Imaturidade nas interações sociais
- Limitações na compreensão do risco
- Pouca autonomia nos cuidados pessoais
- Linguagem menos complexa
- Julgamento social limitado
- Défices em funções intelectuais como o raciocínio, resolução de problemas, planeamento, pensamento abstrato, discernimento, aprendizagem académica e aprendizagem pela experiência
- Dificuldades na linguagem, escrita e leitura, matemática, conhecimento e a memória, empatia, julgamento social, comunicação interpessoal, habilidade de fazer e reter amigos, cuidado pessoal, responsabilidade, gestão do dinheiro, lazer e organização de tarefas escolares e de trabalho
➡️ Dislexia
A Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica de origem neurológica. É caraterizada por uma dificuldade na correção/fluência da leitura e uma fraca componente ortográfica. Estas dificuldades resultam de um défice na componente fonológica da linguagem. A componente fonológica é a capacidade de descodificar as letras impressas (grafemas) aos sons correspondentes (fonemas).
Logo, a criança com dislexia vai ter dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.
❗ Sinais de alerta na Dislexia
Esteja particularmente atento ao seguinte:
- Em idade pré-escolar:
- Atraso no desenvolvimento da linguagem
- Poderá apresentar alguns problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento, dificuldade em pronunciar determinados sons
- Revela dificuldades em construir frases lógicas e com sentido
- Apresenta dificuldade em memorizar canções infantis ou lenga-lengas
- Revela dificuldades nas atividades de rimas
- Dificuldades na consciência e manipulação fonológica
- Dificuldades em memorizar conceitos temporais básicos
- Dificuldade em memorizar os nomes das cores, das pessoas, dos objetos
- Em idade escolar:
- A velocidade de leitura é significativamente abaixo do esperado para a idade, muitas vezes silábica e por soletração
- Dificuldades na fluência, precisão e compreensão da leitura
- Apresenta ”picos de aprendizagem”: num dia parece assimilar e compreender os conteúdos curriculares e noutros parece ter esquecido o que tinha aprendido anteriormente
- Distrai-se com bastante facilidade perante qualquer estímulo, parecendo que está a ”sonhar acordado”
- Curtos períodos de atenção quando esta a ler ou a escrever, cansando-se muito rapidamente
Para saber mais sobre Dislexia poderá inscrever-se na nossa formação onde abordamos as várias Perturbações de Dificuldades (Dislexia, Discalculia, Disortografia e Disgrafia).
É a expressão corporal e motora de tudo o que se passa no nosso mundo interior, e é uma forma de comunicar. Na criança, é a principal forma de comunicar e de se expressar.
➡️ Perturbação de Conduta
Trata-se de uma perturbação disruptiva que implica um grande número de comportamentos problemáticos e atividades antissociais. Crianças e adolescentes com esta perturbação apresentam agressividade para com os outros e destroem voluntariamente bens, roubam e/ou mentem.
❗ Sinais de alerta na Perturbação de Conduta
Esteja particularmente atento ao seguinte:
- Padrão crónico de comportamentos desajustados onde são violados os direitos básicos dos outros ou as regras sociais apropriadas para a idade
- Agressões, físicas e/ou verbais, a pessoais e animais
- Destruição de propriedade (ex.: envolve-se deliberadamente na provocação de incêndios e destruição da propriedade alheia)
- Desonestidade ou roubo
- Infrações graves de regras
➡️ Perturbação de Oposição e Desafio
Caracteriza-se por um padrão recorrente de comportamento negativista, hostil e desafiante, que interfere com o desempenho familiar, escolar ou social das crianças e adolescentes.
❗ Sinais de alerta na Perturbação de Oposição e Desafio
Os sinais de alerta devem durar, pelo menos, seis meses e caracteriza-se pela ocorrência frequente de quatro ou mais dos seguintes comportamentos:
- A criança ou adolescente zanga-se frequentemente
- Discute com os adultos
- Desafia ou recusa cumprir os pedidos ou regras dos adultos
- Aborrece as outras pessoas deliberadamente
- Culpa os outros dos seus próprios erros ou mau comportamento
- Suscetibiliza-se ou é facilmente aborrecido pelos outros
- Sente raiva ou fica ressentido
- É rancoroso e vingativo
➡️ Bullying
O Bullying é um termo em inglês que significa agressão, violência física ou psicológica por parte de um ou mais colegas sobre outro colega ou grupo de colegas.
Estas ameaças e agressões ocorrem de propósito e, geralmente, o agressor é maior e mais forte do que a criança agredida. O bullying não é uma luta de crianças nem somente uma provocação - é mais do que isso porque a criança que é vítima não se consegue defender e sente-se assustada e sozinha.
Considera-se uma agressão quando alguém intencionalmente causa, ou tenta causar, danos ou mal-estar a outra pessoa. Esta agressão pode ser:
- Física: Bater, lutar, dar pontapés, danificar brinquedos dos outros.
- Verbal: Chamar nomes, dizer coisas desagradáveis.
- Psicológica: Ameaçar, arreliar, implicar, deixar de prepósito uma criança fora da brincadeira/jogo, ignorar.
- Social: Ameaçar, arreliar, implicar, deixar de prepósito uma criança fora da brincadeira/jogo, ignorar.
- Sexual
- Cyberbullying: A principal diferença entre bullying e ciberbullying é que este se assume como uma forma indireta de agressão, já que o agressor faz uso das tecnologias para se manter no anonimato. Outra grande diferença é que rapidamente se torna pública, dada a proliferação das redes sociais.
❗Bullying: Sinais de alerta na vítima
- Mudança súbita na assiduidade e no desempenho académico
- Dificuldade em concentrar-se nas aulas; distrai-se com facilidade
- Vai para o intervalo mais tarde e regressa à sala mais cedo
- Desiste de atividades de que gosta quando estas são promovidas pela escola
- Prefere a companhia dos adultos durante o almoço ou em outros tempos livres
- Alteração nos hábitos alimentares, perda súbita de apetite
❗Bullying: Sinais de alerta no agressor
- Gosta de se sentir poderoso e de controlar
- Procura dominar e/ou manipular os seus colegas
- É impulsivo
- Adora ganhar em tudo, detesta perder em qualquer coisa. Tanto é um mau vencedor (gabarola, arrogante), como um mau perdedor.
- Parece retirar satisfação ou prazer do medo, do desconforto ou do sofrimento que provoca nos outros
- Defende as suas ações negativas, insistindo que os outros “mereceram-no”, ”estavam a pedi-las” ou que o “provocaram”. O conflito é sempre culpa de outra pessoa.
🗒 Nota para os pais:
Tanto a vítima como o agressor precisam de ajuda.
A vítima apresenta distorções cognitivas que precisam de ser restruturadas como por exemplo “Isto só me acontece a mim”, e o agressor na maioria das vezes apresenta distorções cognitivas de minimização “Que exagero, eu só o empurrei não doeu assim tanto, que mariquinhas”.
🎓 Formação:
Para saber mais sobre bullying poderá pedir informações acerca das nossas formações sobre bullying.
Intervimos junto das crianças, com estratégias, tanto para as vítimas, como para ajudar os agressores. Também realizamos formações para pais para que melhor consigam identificar se o seu filho poderá estar a sofrer de bullying — ou a ser um agressor — com várias estratégias de intervenção para ambos os casos.
Hoje em dia devido às redes sociais, assistimos a um fenómeno que é importante estarmos atentos, principalmente nas jovens adolescentes, embora esta problemática possa afetar também os rapazes.
Este fenómeno diz que "magreza é sinonimo de sucesso" e que basta sermos magras para obtermos o que queremos. Esta ideia, apesar de parecer absurda — que o é —, é infelizmente a realidade que hoje em dia vivemos. Numa visita rápida pelas redes sociais, percebemos que se privilegia a magreza em prol de outros valores bem mais importantes.
Como identificar?
Manifesta-se por uma preocupação extrema e frequente com o peso e com a forma corporal, onde o indivíduo avalia constantemente estas duas variáveis. É recorrente a presença de insatisfação com o corpo e uma preocupação excessiva, intensa e frequente com os alimentos, calorias e nutrição. Isto leva a uma seleção obsessiva e excessiva de alimentos com baixas calorias.
Isto leva à implementação de rotinas diárias rígidas e pouco flexíveis em relação à ingestão alimentar e/ou na prática de exercício físico. Observa-se a divisão dos alimentos em pedaços muito pequenos, que são ingeridos um a um, e espalhados de forma organizada no prato, e onde por vezes acabam por nem ser ingeridos.
Existe um medo intenso e incontrolável de “estar gordo/a” ou de engordar.
❗ Sinais de alerta nas Perturbações Alimentares
Esteja particularmente atento ao seguinte:
- Muitas oscilações de peso num espaço curto de tempo e que são inexplicáveis
- Intenso exercício físico, em especial antes ou depois das refeições
- Jejuns prologados
- Desculpas constantes e pretextos para sair da mesa especialmente nos momentos de refeição
- Evitar situações sociais em que esteja alimentação envolvida
- Fechar-se na casa de banho depois de comer
- Isolar-se para comer ou comer em segredo
➡️ Enurese
Conhecido como “xixi na cama”, este comportamento pode, ou não, ser propositado, sendo que o diagnóstico é efetuado a crianças maiores de 5 anos.
Pode ser de 3 tipos:
- Só nocturna: emissão de urina unicamente durante o sono nocturno.
- Só diurna: emissão de urina unicamente durante as horas de vigília, pode representar um nível mais elevado de perturbação psicológica. ⚠️ Procure ajuda!
- Nocturna e diurna: combinação dos dois tipos anteriores.
❗ Sinais de alerta na Enurese
Esteja particularmente atento ao seguinte:
- Molhar a cama repetidamente
- Molhar as roupas
- Molhar, pelo menos, duas vezes por semana durante aproximadamente três meses
➡️ Encoprese
É um distúrbio de evacuação, voluntário ou involuntário, das fezes. Os episódios ocorrem mais do que uma vez por mês, em crianças com mais de 4 anos de idade.
❗ Sinais de alerta na Encoprese
Esteja particularmente atento ao seguinte:
- Eliminação intestinal repetida de fezes em locais inapropriados (por exemplo, roupa, chão), voluntária ou involuntária
- Pelo menos uma vez por mês, durante três meses seguidos
- A idade cronológica mínima é de 4 anos
- O comportamento não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (por exemplo, laxantes) ou outra condição médica
🗒 Nota para os pais:
Nalguns casos de encoprese, a criança faz com intenção de manipular os outros, ou como forma de oposição. Procure ajuda!
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A intervenção produz melhores resultados quando técnicos, pais e escola trabalham de forma integrada.
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Psicóloga
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