A intervenção em Terapia da Fala

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Equipa T.F. Exclusiva•mente
Há 3 dias
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Comunicar pode ser “peaners”! E como é a falar que a gente se entende, vamos descobrir o que é a Terapia da Fala.

A Terapia da Fala actua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, e divide-se nas seguintes áreas de intervenção:


Fluência

Nas alterações de fluência a pessoa sabe exactamente o que pretende dizer, mas, ao encontrar momentos de disfluência, a sua mensagem pode tornar-se pouco clara para o ouvinte, o que poderá ter um grande impacto no seu dia-a-dia e auto-estima.

Gaguez

Discurso pode ser caracterizado por repetições, prolongamentos, pausas não esperadas e/ou por bloqueios em que o som de fala é interrompido. Em algumas situações, podem ocorrer simultaneamente movimentos faciais e/ou corporais involuntários. Na maior parte das vezes, a pessoa tem consciência destas alterações.

"Sssempre fffoste ao cccinema ontem?"

"Sem-sem-sempre fo-fo-foste a-ao ci-cinema ontem?"

Taquifémia

Discurso pode ser caracterizado como rápido e/ou irregular, com débito elevado e alterações de ritmo, com demasiadas pausas e hesitações, que o pode tornar confuso ou pouco percetível. A ocorrência de movimentos associados não é comum e, na maioria das vezes, a pessoa não tem consciência da sua disfluência.

No qua, no quarto dele, no quarto de... brincar dele.. No quarto de brincar dele, no quarto de brincar dele.

Sinais de alerta⚠️

Esteja particularmente atento ao seguinte:


Sabia que as terapias podem ser comparticipadas?

Ao abrigo do Subsídio de Educação Especial, algumas famílias têm direito a esta comparticipação paga pela Segurança Social.

Pergunte-nos como

Fala

Durante a aquisição da fala é expectável que as crianças realizem certas trocas ou omissões, à medida que vão adquirindo os sons da Língua. Isto acontece como forma de simplificar as suas produções e de se aproximar ao discurso do adulto, sendo por isso inteligível pelo ouvinte.

Podemos considerar este processo como uma escada, em que a criança vai subindo vários degraus até adquirir todos os sons da fala. Como tal, é importante respeitar o processo de desenvolvimento fonológico, mas, também, estar alerta para erros que são característicos de faixas etárias anteriores ou que não constam deste processo.

A fala é mais complexa do que aparenta, envolvendo aspectos linguísticos, motores e auditivos, e pode ter repercussões no processo de aprendizagem da leitura e escrita sempre que as dificuldades persistam sem intervenção terapêutica especializada.

"Eu goto de bicoito e tu?"
"Eu pefio futa! Pincipalmente amoas!"

"O meu transtorte preferido é o tarro. E o teu?"
"O meu é o tompoio!"

Sinais de alerta⚠️

Esteja particularmente atento ao seguinte:


Terapias Especializadas em Contexto Escolar

A intervenção produz melhores resultados quando técnicos, pais e escola trabalham de forma integrada.

Saber mais sobre parcerias

Linguagem

A linguagem oral é um sistema complexo de comunicação que nos difere das outras espécies. É composto por cinco domínios que se interligam e nos permitem compreender e expressar os nossos pensamentos, sentimentos e vontades.

Semântica

Engloba todo o nosso vocabulário e o modo como este se organiza: categorias, opostos, sinónimos, e muito mais! Todas as pêras são frutas mas nem todas as frutas são pêras!

Fonologia

Refere-se principalmente a todos os sons da nossa Língua e ao modo como se agrupam para formar palavras.

Morfologia

Refere-se às mudanças que fazemos em cada palavra, para que tudo se conjugue de forma lógica e gramatical.

Sintaxe

Este domínio refere-se à forma correta de organizar vários constituintes na frase (p.e.: sujeito, verbo, objeto direto e indireto, entre outros), de acordo com as regras da Língua.

Pragmática

A pragmática é a área da linguagem que relaciona todos os outros domínios com o contexto em que estamos inseridos (pessoas/ambientes). Engloba a adequação do nosso discurso ao contexto onde estamos ou à pessoa com quem estamos a falar. Refere-se também a aspetos não verbais, como o contacto ocular, a postura, a entoação e a prosódia.

Sinais de alerta⚠️

Esteja particularmente atento ao seguinte:


Leitura e Escrita

A linguagem escrita traduz-se em duas competências: a leitura, que se refere à descodificação da mensagem escrita; e a escrita, ou seja, a codificação da mensagem oral.

A aprendizagem da leitura e escrita é um processo complexo que envolve o domínio de pré-competências e requer um ensino formal.

1º Exemplo:

Texto real: Os olhos grandes da princesa pequenina - Passaram-se muitos anos. A princesa, embora tivesse crescido um pouco, ainda era pequenina.
Texto lido: Os olhos grandes da preguiça pequenina — Passara-se muitos anos. A princesa, en... emdura... embora, tivemos pre... presibo... crescido um poico, aaa inda... india... ainda, era pequenina.

2º Exemplo: Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura (Dislexia) e na escrita (Disortografia)

Texto escrito: Caiu dornte o vou mas sodreviveu.

3º Exemplo: Perturbação dos Sons da Fala com repercussões na escrita

Texto escrito: A Ana Mão tinha coaxemada metão desidio ir á Loja.

Sinais de alerta⚠️

Esteja particularmente atento ao seguinte:


Processamento Auditivo Central

1º Exemplo:

Interlocutor 1: Hoje é dia 15 e está a chover.
Interlocutor 2: Hã?! Não consigo perceber com este ruído de fundo.

Sinais de alerta⚠️

Esteja particularmente atento ao seguinte:


Voz

A voz é tão única como a palma da nossa mão.

Não existem duas pessoas com a mesma voz, é algo que nos caracteriza, que faz parte da nossa identidade.

Na nossa laringe podemos encontrar as cordas vocais (ou pregas vocais). A sua vibração, juntamente com a nossa articulação e a ressonância produz a nossa fala.

Apesar de parecer simples, a voz é provavelmente o sistema mais elaborado de comunicação, tanto pela sua capacidade de transmitir informações, experiências e sentimentos através da fala (voz falada), mas também como forma de expressão artística através do canto (voz cantada) e de outras formas de expressão não verbal (como por exemplo interjeições).

Devido à sua importância para a nossa vida pessoal, social e profissional, há certos cuidados que podemos ter de forma a prevenir lesões que podem dar origem a disfonias ou afonias. É um importante biomarcador de identidade pessoal que permite expressar ideias, emoções e intenções variadas pelo que se revela um dos mais relevantes recursos para as atividades e participação a nível pessoal, social, profissional e artístico.

Sinais de alerta⚠️

Esteja particularmente atento ao seguinte:


Motricidade OroFacial

Quando falamos de MOF falamos de um conjunto de órgãos e músculos cujo funcionamento tem de ser eficaz em todos os sistemas necessários – respiração, fonação, articulação, mastigação e deglutição, sendo necessária uma coordenação minuciosa. Por exemplo, não conseguimos comer e falar ao mesmo tempo que respiramos (é um mecanismo protector do organismo), mastigamos antes de falar e esses movimentos preparam a boca para a fala, quando cai a dentição de leite, as alterações estruturais condicionam a fala e a mastigação das crianças (mesmo que temporariamente).

Sinais de alerta⚠️

Esteja particularmente atento ao seguinte:


Comunicação

Repararam como através dos símbolos conseguimos transmitir informação?

A comunicação é um processo de transmissão de uma mensagem, que não tem de ser necessariamente realizado através da oralidade.

Se olharmos à volta no nosso dia-a-dia, vamos encontrar vários símbolos com carácter informativo, como os sinais de trânsito ou no nosso computador.

Ao usar símbolos pictográficos, gestos, vocalizações ou expressões faciais, conseguimos expressar uma ideia, tal como usando a oralidade.

Quando uma criança, durante o seu desenvolvimento, não está a ser capaz de utilizar a fala no seu dia-a-dia, um terapeuta da fala pode promover a eficácia do seu processo de comunicação, através destas estratégias.


As nossas terapeutas

Equipa de Terapia da Fala

Coordenadora de T.F.

Ana Pinheiro

Licenciada desde 2011, começou a trabalhar como terapeuta da fala ainda nesse ano. Desde então, tem acompanhado maioritariamente crianças e jovens com dificuldades ao nível da linguagem, da fala, da voz e da comunicação.

Terapeuta da Fala

Sílvia Rodrigues

Quando descobriu o curso de terapia da fala soube que era onde pertencia. Desde cedo se preocupou pelo Outro por isso, chegado o momento de escolher a formação superior, procurou algo que se centrasse na reabilitação.

Terapeuta da Fala

Joana Guerra

Desde cedo que considerava vir a trabalhar na área da reabilitação, mas quando percebeu que a Terapia da Fala se manifestava em vários aspetos da sua vida, como a empatia, a inovação, a criatividade e a dedicação, não houve dúvidas de qual seria o caminho.

Terapeuta da Fala

Alexandra Ildefonso

Licenciou-se em 2020 motivada para iniciar o tão desejado percurso como Terapeuta da Fala. Gosta de abraçar desafios e de levar a sua criatividade para as sessões com as crianças e jovens que acompanha.

Terapeuta da Fala

Andreia Bernardino

Licenciada em Ciências da Linguagem e mais tarde em Terapia da Fala, assumiu para si a missão de ajudar as pessoas a conseguir alcançar as suas pequenas conquistas e a serem felizes.


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