Equipa Exclusiva•mente
Equipa Exclusiva•mente
02 de fevereiro de 2024

Dificuldades de Aprendizagem na Sala de Aula: Identificação e Diagnóstico

Os professores são frequentemente os primeiros a perceber que uma criança pode apresentar dificuldades de aprendizagem específicas. Por vezes, os sinais são fáceis de identificar — como um aluno que simplesmente não progride na leitura, por exemplo. Ou uma criança que, apesar de um esforço óbvio, não consegue dominar a tabuada ou outro tipo de cálculo matemático.

As dificuldades de aprendizagem específica manifestam-se de várias formas, como por exemplo a dislexia, a disgrafia, a disortografia e a discalculia. Contudo, os sinais nem sempre são claros, e muitas crianças, envergonhadas por lutarem para fazer coisas que parecem fáceis para os outros, esforçam-se por ocultar as suas dificuldades.

Como pode um professor identificar se um aluno apresenta dificuldades de aprendizagem?

Aqui estão alguns sinais menos óbvios de dificuldades de aprendizagem em crianças a que podem ser observados na sala de aula.

Não alcança o seu potencial

Se notar que um aluno, que aparenta ter condições de sucesso, não está a alcançá-lo — seja numa matéria específica ou no seu desempenho escolar geral — isso pode ser um sinal de que apresenta uma dificuldade de aprendizagem específica.

Isto é frequentemente descrito como uma discrepância entre capacidade e aptidão, ou seja, um hiato entre o que parece que o aluno deveria ser capaz de fazer e o que ele consegue fazer na realidade.

Alguns exemplos disto incluem:

  • Um aluno que escreve redações fantásticas mas tem sérias dificuldades com tarefas básicas de matemática, ou vice-versa.
  • Uma criança que é excelente a responder a perguntas em aula, mas não consegue transpor o seu ponto de vista para o papel.
  • Um aluno cuja inteligência é evidente pessoalmente, mas não se reflete na sua avaliação.

Não se esforça o suficiente

Crianças que não atingem o desempenho esperado podem parecer preguiçosas ou simplesmente desinteressadas, mas na realidade podem estar a lidar com um problema de aprendizagem. Os adultos com problemas de aprendizagem recordam-se de terem sido constantemente criticados, antes do diagnóstico, por não se esforçarem o suficiente. As crianças que aparentam não estar a tentar podem, na verdade, estar a esforçar-se imenso, mas sem sucesso, ou a tentar esconder uma dificuldade embaraçosa.

Perde o foco

Se o aluno precisar sempre de ser lembrado do que fazer a seguir, pode pensar que ele não está a prestar atenção, mas pode ser um sinal de que está com dificuldades para lidar com novas informações. Isto é comum em crianças com dificuldades de aprendizagem.

Observe os seguintes sinais de alerta:

  • Dificuldade em seguir instruções – especialmente se o aluno está a ouvir a informação pela primeira vez, ou se há vários passos para lembrar.
  • Sonhar acordado.
  • Dificuldades em copiar do quadro.
  • Problemas em lembrar tarefas e realizá-las corretamente.

Esconde-se

Alunos com dificuldades específicas de aprendizagem tentam frequentemente ocultá-las dos professores e colegas. Mesmo que estejam a conseguir acompanhar o trabalho escolar, com esforço adicional, isso pode estar a ter impacto na sua autoestima. Se um aluno parece excessivamente tímido durante a aula — retrai-se durante trabalhos de grupo, senta-se na última fila ou faz de tudo ao seu alcance para evitar ser chamado durante a aula — pode estar a esconder uma dificuldade de aprendizagem.

Desvia a atenção

É importante lembrar que esconder nem sempre parece o que é. De facto, para algumas crianças, pode parecer exatamente o oposto. Enquanto alguns alunos se retraem, esperando passar despercebidos, outros agem, desviando a atenção das suas dificuldades tornando-se o palhaço da turma, ao ser desafiador, ou a fingir ser "demasiado cool" ao ponto de_ "não querer saber"_ do seu desempenho escolar.

Não faz os Trabalhos de Casa

Alunos com dificuldades específicas de aprendizagem resistem frequentemente para entregar os TPCs a tempo – ou não o fazem de todo. Os problemas com os TPCs acontecem por várias razões.

  • Pode sentir-se envergonhada de entregar um trabalho que está incorreto ou incompleto.
  • Esquecimento total. Crianças que lutam com memória e organização podem simplesmente ter-se esquecido que havia um trabalho a ser entregue.
  • Perdido! Mesmo quando o trabalho de casa é feito, ainda tem que chegar da casa à escola.
  • Qualquer criança está sujeita a falhar um trabalho de vez em quando, mas quando um aluno falha regularmente a entrega dos TPCs, é sinal que está na altura de perceber melhor o que se está a passar.

Não consegue gerir o tempo

Crianças com dificuldades de aprendizagem vacilam muitas vezes com a gestão de tempo, transições e organização. Estes problemas de tempo podem causar problemas tanto na escola como em casa. Sinais a observar incluem:

  • Uma criança que parece sempre levar 'demasiado tempo' para terminar tarefas – desde trabalhos de casa até a calçar os sapatos depois da ginástica.
  • Se os pais de um aluno relatam que leva horas para fazer os trabalhos de casa à noite.
  • Se a criança chega constantemente atrasada à escola (Perdi o autocarro – outra vez!), ou se parece que está sempre a correr de uma aula para outra.

Revela stress e ansiedade nos testes

A maioria das crianças terá ansiedade perante testes de vez em quando, mas se um aluno parece ter mais problemas do que o esperado, isso pode ser uma pista de que tem dificuldades de aprendizagem. Algumas comportamentos a observar:

  • Um aluno que está sempre à pressa para acabar o teste a tempo — ou deixa passar a hora de fim recorrentemente — independentemente de ser lembrado.
  • Uma criança que é sempre a última a terminar tarefas com tempo contado
  • Caligrafia muito desorganizada.
  • Ansiedade evidente e notória antes de um teste.
  • Um aluno que reprova em vários testes apesar de ter comprovadamente estudado.

É emocional

A escola pode ser um campo minado emocional para alunos com dificuldades de aprendizagem. Desde ser difícil acompanhar os colegas, até ficar para trás nas tarefas escolares, a possibilidade de se sentirem mal consigo mesmos pode ser esmagadora.

Crianças com dificuldades de aprendizagem lidam frequentemente com sentimentos de vergonha, embaraço e baixa autoestima. Se uma criança parece estar desanimada, deprimida ou frustrada na escola, a causa pode ser dificuldades específicas de aprendizagem não diagnosticadas.

Crianças com dificuldades de aprendizagem podem desenvolver ansiedade séria relacionada com a escola. Especialmente antes de serem diagnosticadas, quando não entendem por que razão não conseguem acompanhar os colegas.

Além disso, crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam problemas de "auto-regulação", o que significa que não têm as ferramentas para gerir e processar emoções e são facilmente sobrecarregadas — o que pode levar a explosões. Por exemplo, um aluno que perde a calma quando lhe é pedido para permanecer sentado, ou se desfaz em lágrimas quando lhe é pedido para tentar uma tarefa mais desafiadora.

Evita

Alunos com dificuldades de aprendizagem são capazes de um esforço enorme para evitar situações escolares que desencadeiem ansiedade ou stress. Alguns sinais de evitação a observar incluem:

  • Ausências excessivas.
  • Ficar em casa "doente" em dias de testes ou outras tarefas importantes.
  • Recusa em participar em atividades desafiadoras.
  • Idas frequentes à casa de banho quando confrontados com tarefas ou momentos stressantes.
  • Faltar às aulas ou à escola por completo.

Terapias individuais especializadas ajudam no diagnóstico e resolução destes problemas

Considere a possibilidade de recorrer a um terapeuta especializado para o diagnóstico e eventual acompanhamento de crianças que apresentem estas problemáticas. Psicólogos e Terapeutas da Fala são técnicos especializados no diagnóstico de problemáticas relacionadas com as várias dificuldades de aprendizagem.

A Exclusiva.mente pode ajudar — enviando os seus profissionais às escolas, para colaborar com a comunidade escolar na identificação e intervenção destas questões.

Esta solução não tem custos para escola, e a nossa abordagem foi totalmente desenhada para responder às necessidades da comunidade escolar e das famílias, tendo excelentes resultados como método de intervenção.

Este artigo fez-lhe lembrar algum aluno em específico? Faça-nos chegar uma sinalização, e terá uma resposta rápida. Ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem a terem a atenção e o apoio que precisam para melhorar e sentirem-se melhor beneficiará a criança — tanto na escola quanto fora dela — por anos e anos.


Artigo da autoria de

Equipa Exclusiva•mente

A equipa Exclusiva•mente é uma equipa multidisciplinar, composta por Psicólogos, Terapeutas da Fala e Psicomotricista. Trabalha de forma planeada e integrada nos apoios terapêuticos que dá. Pode conhecer mais em detalhe a nossa equipa através dos links disponíveis no nosso site.


Terapias Especializadas em Contexto Escolar

A intervenção produz melhores resultados quando técnicos, pais e escola trabalham de forma integrada.

Saber mais sobre parcerias